Resenha Crítica – Trilogia Kafka: A Anatomia do Cárcere e a Estetização da Impotência Resenha Crítica — Trilogia Kafka: A Anatomia do Cárcere e a Estetização da Impotência Por Márcia Boaro Publicado em Os Que Lutam O espetáculo Trilogia Kafka , em cartaz no Teatro Núcleo Experimental, é fruto do trabalho conjunto de Helio Cicero, André Capuano e Pedro Conrado, sob direção e adaptação de Cesar Ribeiro. Mais do que uma montagem que transita entre literatura e cena, trata-se de um projeto dramatúrgico que articula atuação, espaço e pensamento em uma operação estética de alta densidade. Ao escolher quatro textos de Franz Kafka — Diante da Lei, O Artista da Fome, Relatório para uma Academia e Carta ao Pai —, o espetáculo não realiza uma adaptação no sentido tradicional, mas constrói um dispositivo de análise, exposição e desnudamento dos sistemas de opressão que a...

O mais do que nessário Papa Highirte

 Muitas vezes ao assistir a espetáculos relevantes para o momento digo que é um trabalho necessário. A montagem do Grupo Tapa para "Papa Highirte" de Oduvaldo Vianna Filho vai muito além disto.

Devo começar pela importância de se trazer a público uma obra ainda pouco conhecida de um grande autor nacional. Não se trata de qualquer texto, trata-se de uma das melhores obras do dramaturgo. Vianinha é reconhecido como um dos expoentes de uma grande geração. Um autor que só não foi maior porque foi podado duas vezes; primeiro pela ditadura e depois pela doença, que o levou a morte prematura. Só por este mérito esta montagem já mereceria destaque, trazer este texto para cena já é por si algo grande.


Ao observar as cenas percebo que se trata de uma peça épica. Mesmo a emoção sendo alcançada em diversos momentos, ela é sempre usada com parcimônia, sempre na medida certa e a favor da compreensão da história. Explico; toda vez que alguma cena chega perto de nos envolver emocionalmente, existe um Flash Back (recurso épico como excelência) que nos conduz para outro momento da história daqueles personagens e assim nos faz refletir sobre suas motivações em outro contexto, ou seja em um momento anterior. A emoção é cortada antes que aconteça uma identificação mais forte e o entendimento prevalece. O diretor da encenação (Eduardo Tolentino) sabe aproveitar cada um destes instantes e tira o melhor do que o texto propõe. São raríssimos os encenadores que conhecem tanto de teatro como o fundador do Tapa e nesta montagem ele mostra que está mais afiado do que nunca. A peça é levada em um teatro para cinquenta pessoas no galpão do Grupo Tapa em um teatro de arena, a cena acontece entre o público, são poucos os  adereços e recursos de luz, não existem cenários. O elenco é muito bom, afinado e seguem muito bem sob a batuta de um grande diretor.

Pelo que já escrevi acima, dá para entender que se trata de um grande texto, de um autor genial, que foi montado por um grande diretor com um excelente elenco. Isto é tudo? Não. É preciso falar da atuação de Zécarlos Machado. Poucas vezes vi uma atuação tão assombrosa, o ator sabe cada filigrana de cada fala e dá a inflexão certa. A personagem viaja continuamente entre épocas e o ator nos conduz as vezes apenas mudando de expressão, isto acontece de um segundo para outro, ele transforma a cena sem nunca perder a naturalidade. O público nunca se perde, sua interpretação dá todos os subsídios de onde e em que momentos estamos, entende-se claramente o que se passa e qual o sentido da cena. Pode parecer redundante falar Zécarlos é um ator raríssimo, brilhante, senhor do seu ofício como nenhum outro, mas é preciso que isto seja dito novamente depois de assistir a este trabalho. Logo de saída já vemos a amalgama perfeita do trabalho do autor, com o do diretor e do ator. Na primeira cena, Papa (Zécarlos) come um pedaço de pão e fala sobre o alimento. Parece simples, mas entendemos o que aquele alimento representa naquele momento, naquele país, naquela situação. É uma cena aparentemente simples, mas nas mãos destes três gigantes se torna um momento inesquecível. Este é o primeiro momento, mas o espetáculo todo segue nesta toada, todas as cenas nos mostram ao mesmo tempo as contradições dos personagens e momentos de raro prazer estético.


O Texto foi escrito em 1968 antes do AI5, acredito que a partir de uma análise de conjuntura certeira. Vivíamos no país um momento um regime de exceção que tendia a se tornar mais agudo, e esta triste realidade não acontecia só aqui, era vista em vários países de todos os continentes. Vianinha criou uma obra que discute os mecanismos que fazem com que estes regimes perdurassem. Para isto ele criou países e imaginários na américa latina e o nome do protagonista é baseado no ditador do Haiti do período Papa Doc. Passados 54 anos vivemos outro momento difícil, tanto que temos um governo que celebra as barbáries da época que a peça foi escrita como se fossem grandes feitos. Isto posto a montagem do grupo Tapa de Papa Highirte vai além de ser um grande trabalho artístico, é um instrumento para que possamos refletir sobre o momento atual, deve ser visto e revisto por todos estes motivos. 

Papa Highirte 
Galpão do Tapa
Rua Lopes Chaves, 86, Barra Funda. 6ª e sábado, 20 h.
Domingo, 18 h. R$ 40. Até 17/7.

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