Resenha Crítica – Trilogia Kafka: A Anatomia do Cárcere e a Estetização da Impotência Resenha Crítica — Trilogia Kafka: A Anatomia do Cárcere e a Estetização da Impotência Por Márcia Boaro Publicado em Os Que Lutam O espetáculo Trilogia Kafka , em cartaz no Teatro Núcleo Experimental, é fruto do trabalho conjunto de Helio Cicero, André Capuano e Pedro Conrado, sob direção e adaptação de Cesar Ribeiro. Mais do que uma montagem que transita entre literatura e cena, trata-se de um projeto dramatúrgico que articula atuação, espaço e pensamento em uma operação estética de alta densidade. Ao escolher quatro textos de Franz Kafka — Diante da Lei, O Artista da Fome, Relatório para uma Academia e Carta ao Pai —, o espetáculo não realiza uma adaptação no sentido tradicional, mas constrói um dispositivo de análise, exposição e desnudamento dos sistemas de opressão que a...
Postagens
Resenha: Um Grito Parado no Ar – Teatro do Osso
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Resenha: Um Grito Parado no Ar – Teatro do Osso Por Márcio Boaro O Teatro do Osso, sob a direção de Rogério Tarifa, ressignifica a obra clássica Um Grito Parado no Ar , de Gianfrancesco Guarnieri, e transforma o palco em um espaço de reflexão, memória e resistência. Mais do que uma releitura, o espetáculo é um mergulho profundo nas possibilidades do metateatro e na função social do teatro em tempos de crise. Escrito durante a ditadura militar, o texto de Guarnieri já trazia uma proposta ousada: falar sobre os desafios do fazer teatral em um momento de censura e repressão. Cinquenta e um anos depois, a montagem do Teatro do Osso retoma essas questões com uma abordagem ampliada, conectando passado e presente de forma visceral. Um dos elementos mais poderosos do espetáculo é o diálogo estabelecido entre a encenação original de 1973 e a versão atual. Projeções de imagens e vídeos da montagem de Guarnieri aparecem no fundo do palco, criando uma comunicação direta ...
"O Figurante" – A Poética da Invisibilidade
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Na solidão de um palco nu, Mateus Solano encarna Augusto em seu primeiro monólogo, um figurante apaixonado pelo que faz, mas eternamente à margem, preso a uma existência que não lhe concede o desejo de exercer plenamente o ofício de ator. Entre sonhos e funções que parecem nunca se concretizar, Augusto luta por dignidade em um mundo que o silencia, onde cada tentativa de "ir além" é anulada pela indiferença. Há em sua jornada ecos das peças de Franz Xaver Kroetz, com suas paisagens de cotidiano vazio, que expõem a banalidade como um reflexo profundo da condição humana. Sob a direção sensível de Miguel Thiré, "O Figurante" transforma essa luta silenciosa em poesia cênica. A dramaturgia, fruto da colaboração entre Isabel Teixeira, Mateus Solano e Miguel Thiré, apresenta um texto que flui como um sopro de improviso refinado, carregando a autenticidade das reflexões do personagem. Cada palavra dita, cada silêncio entrecortado, revela camadas de um homem que, em sua invi...
Resenha: A sinfonia narrativa da Companhia do Latão e sua crítica ao patriarcado estrutural
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Resenha: A sinfonia narrativa da Companhia do Latão e sua crítica ao patriarcado estrutural A Companhia do Latão, há quase trinta anos, mantém uma pesquisa consistente e profunda sobre linguagem cênica. O trabalho apresentado ontem no Teatro de Arena, sob a direção de Sérgio de Carvalho, revela tanto a continuidade dessa trajetória quanto um notável desenvolvimento. A dramaturgia, baseada em dois textos de Truman Capote, constrói um diálogo potente e sensível entre as histórias de duas mulheres separadas por contextos sociais e históricos, mas unidas pelas opressões estruturais que enfrentam em uma sociedade patriarcal. (Divulgação) Os dois textos de Capote – um inspirado em Marilyn Monroe antes de assumir sua relação com Arthur Miller e outro sobre uma diarista em seu cotidiano – oferecem perspectivas contrastantes, mas complementares, sobre a condição feminina. Marilyn, apesar de seu status como ícone, é apresentada como uma mulher vulnerável e em conflito com o papel que a sociedade...
O outro Borges
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
%2021.19.49_39bd8132.jpg)
Na estreia de 'O Outro Borges', minhas expectativas já eram elevadas, considerando o tema, dramaturgo, elenco e direção. Contudo, o espetáculo não apenas as atendeu, mas as superou. Foi uma apresentação poética e bela, marcada pela harmonia excepcional entre direção e elenco. O título da peça brinca com um conceito profundamente presente na obra do escritor argentino Jorge Luis Borges: o duplo. O dramaturgo Samir Yazbek, ao escolher o conto 'O Aleph' como base para a peça, demonstrou uma cuidadosa pesquisa, incorporando também elementos da vida real de Borges, incluindo suas relações com a política argentina. Um dos pontos altos da peça é a forma como o realismo fantástico é trazido para o palco de maneira atualizada. As situações do conto são habilmente mescladas com eventos da vida real de Borges, criando um intrigante jogo de espelhos. A representação da ideia do duplo, tão explorada por Borges, é excepcional. Estabelece-se um paralelo entre a vida real e o conto...
Um olhar sobre as Anas, Miquitas, Coras e Outras Mulheres
- Gerar link
- X
- Outros aplicativos
Um olhar profundo sobre a vida das mulheres proletárias é a premissa central explorada pelo núcleo Coras, pertencente ao Grupo Dolores Boca Aberta, para criar um espetáculo. Durante o processo de criação, elas se basearam em relatos pessoais, poemas de Cora Coralina, Carolina Maria de jesus, Patrícia Galvão (Pagú) e Ângela Davis, buscando capturar a essência das experiências femininas nesse contexto. No palco são quatro atrizes, acompanhadas por um músico que dá vida à trilha sonora do espetáculo. A duração do espetáculo ultrapassa uma hora, porém, devido aos temas abordados, o tempo parece passar rapidamente, à medida que somos absorvidos pela sucessão de cenas. Uma das características marcantes da encenação é a forma como as atrizes se revezam no protagonismo das cenas, as demais compõem outras personagens ou coros. Essa dinâmica contribui para a construção de uma narrativa complexa e multifacetada. A dramaturgia adotada é, em sua essência, uma filiação ao estilo é...